quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Referências para o pavilhão

- "Boxel", desenvolvido por estudantes de arquitetura no campus da Universidade de Ciências Aplicadas em Detmold, na Alemanha;

O Pavillon Boxel foi desenvolvido pelo estudante Henri Schweynoch, orientado por seu professor Marco Hemmerling. Esse pavilhão foi criado com cerca de 2.000 grades de cerveja que servem para abrigar e promover shows, concertos, eventos e encontros no campus durante o verão europeu.
Para a sua contrução, os estudantes utilizaram ferramentas e softwares de design digital para controlar e otimizar as posições das grades de cerveja, construindo a estrutura complexa em apenas uma semana. As grades de cerveja usadas foram fornecidas por fábricas locais e serão recicladas após o término dos eventos.

Particularmente, gostei bastante desse Pavilhão por sua funcionalidade, pela técnica e pelos materiais utilizados para construir o mesmo.
Utilizar-se do local para promover atividades relacionados a atividades acadêmicas, vão de encontro ao que meu grupo propôs ao elaborar nosso pavilhão, de ser um local para mostrar para a comunidade o que é desenvolvido na Escola de Arquitetura, apresentando trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
A estrutura que foi contruída em uma semana também me chamou a atenção, visto que o pavilhão a ser devenvolvido pela turma necessitará de pouco tempo para sua montagem.
E por fim, pelos materiais utilizados para construir o pavilhão, que são recicláveis.


Pavilhão de cerveja
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/rotaorganica/tag/pavillon-boxel/?topo=77,1,1,,,77



Grades de cerveja formam um pavilhão
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/rotaorganica/tag/pavillon-boxel/?topo=77,1,1,,,77



Pavillion Boxel - Grades de cerveja formam o pavilhão
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/rotaorganica/tag/pavillon-boxel/?topo=77,1,1,,,77






- "Woods of Net" de Tezuka Architects;

O Pavilhão "Woods of Net"  foi construído dentro do Museu Hakone Open-Air (Museu ao Ar livre) no Japão. Esse museu remete para mim a Inhotim, por tentar criar um equilíbrio harmônico da arte com a natureza exibindo várias esculturas em seus jardins espaçosos, em combinação com belas vistas do vale e as montanhas circundantes. O museu também abriga galerias incluindo uma considerável coleção de Picasso, constituído de pinturas, gravuras, esculturas e criações em cerâmica.

Fonte: http://www.japan-guide.com/e/e5208.html

"Woods of Net" é composto inteiramente de madeiras (320 metros cúbicos). Esse pavilhão me chama atenção por sua estrutura, composta quase inteiramente por madeiras e pelas posições pelas quais as mesmas foram encaixadas. Outro aspecto também está relacionado a utilização do espaço interno, pelo qual os visitantes interagem com o pavilhão através dos objetos que ali estão inseridos. Isso me desperta, a interação do visitante com o local, idéia igualmente pensada pelo meu grupo na elaboração do pavilhão.


Fonte: http://www.tezuka-arch.com/japanese/works/forest_of_net/01.html

Fonte: http://www.tezuka-arch.com/japanese/works/forest_of_net/02.html

Fonte: http://www.tezuka-arch.com/japanese/works/forest_of_net/04.html


Fonte: http://www.tezuka-arch.com/japanese/works/forest_of_net/06.html

Fonte: http://www.tezuka-arch.com/japanese/works/forest_of_net/06.html


Fonte: http://maisarquitetura.com.br/boxel-arquitetura-de-pavilhao-por-schweynoch-henri
          http://wp.clicrbs.com.br/rotaorganica/tag/pavillon-boxel/?topo=77,1,1,,,77
          http://www.tezuka-arch.com/
          http://www.japan-guide.com/e/e5208.html

Um comentário: