quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Visita ao Museu dos Brinquedos

Recordar é viver! Pensando nisso, resolvi visitar o museu de Brinquedos afim de relembrar algo de minha infância. Esse interesse foi despertado pelo conhecimento prévio desse local, através de reportagens na televisão. Então numa tarde dessas, me dirigi ao Museu e pude conhecer um pouco mais da história dos brinquedos, alguns desses fizeram parte da minha infância. O Museu ocupou a sua forma em alguns cômodos de uma casa, onde cada cômodo retrata diferentes ambientes compostos pelo grande universo dos brinquedos.


Após ser atendido, fui orientando por um guia a conhecer a história dos brinquedos, como eles surgiram e onde eles surgiram (um mapa explicativo remonta a isso). Recordo-me um pouco da história do quebra-cabeças, que foi inventado por um Cartógrafo do qual mostrava para os alunos as peças afim de se ter a localização dos países (montagem das peças formando um mapa). Nesse mesmo cômodo, o público pode interagir através da abertura de várias gavetas onde estão inseridos os brinquedos dos quais foram citados nos mapas.



Em outro ambiente, existe um pouco da história da fundadora do Museu, Luiza de Azevedo Meyer. O Museu surge informalmente de 1986 a 1999, onde nesse período foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de Cultura e galerias de arte. Com o falecimento da fundadora em 2000, familiares e amigos deram continuidade ao projeto e criaram o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer. No ano de 2006, o Museu dos Brinquedos é inaugurado e também a casa onde abriga o mesmo é tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte.



Outro cômodo da casa possui um ambiente itinerante, em que em certas datas existe a mudança de tema desse local. Na ocasião da minha visita, estava sendo apresentando a história do Batman. Diversos bonecos e vídeos estavam a disposição do público, dentro de um ambiente escuro, remetendo as histórias de Batman. Existe um local externo na casa destinado a oficinas e também a recreação, do qual as crianças que estiverem visitando ao Museu podem praticar um pouco das brincadeiras que ali se encontram. No segundo andar da casa, existe locais destinados para as crianças brincarem também com diversos brinquedos, sendo supervisionados por monitores.




Embora o Museu tenha um grande acervo de brinquedos, aproximadamente 3.000, nem todos são expostos pela falta de espaço na casa. Isso acaba sendo o reflexo de onde o Museu se encontra, numa casa que não foi projetada para atender a esse fim. De certa forma, a criança que for ali visitar, irá gostar devido a diversos exemplares de brinquedos, alguns bem antigos, dos quais irá proporcionar bons momentos em companhia dos mesmos.


Museu dos Brinquedos:
Avenida Afonso Pena, 2564 - Funcionários
Belo Horizonte - MG, 30130-007
(0xx)31 3261-3992

http://www.museudosbrinquedos.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário