O pavilhão criado se assemelha a uma nuvem reflexiva ou a uma piscina flutuante de água, sendo sustentado por uma série de colunas delicadas. A estrutura do telhado é feita de metal que varia de altura, envolvendo-se com as árvores do parque, aonde em alguns pontos chega a quase tocar o chão. Assim sendo, essa estrutura reflexiva faz tornar o pavilhão perfeitamente natural no ambiente, pois reflete o parque e o céu ao redor dele.
As áreas separadas dentro do pavilhão contêm espaços para café e um auditório, do qual o parque promove eventos, incluindo performances, palestras, exibição de filmes, dentre outros mais. Sejima e Nishizawa criaram uma arquitetura que combina a simplicidade estética com a complexidade técnica, criando uma nova definição da linguagem arquitetônica que joga com a luz e a percepção.
A Galeria Serpentine colabora através de uma gama de empresas e indivíduos cujo apoio torna possível a realização do Pavilhão. A NetJets Europe é o patrocinador do título para a galeria Serpentine Pavilion 2009. Mark Booth, Presidente Executivo, disse: “O Pavilhão Serpentine de 2009 é realmente de tirar o fôlego. Design é uma área do qual nós nos apaixonamos. Estamos firmemente orientados sobre como podemos trazer esse projeto de classe mundial para experiências com nossos clientes de vôo; assim como o Serpentine Pavilion traz a arquitetura de classe mundial em Londres”.
Não poderia deixar de citar que o Serpetine Pavilion 2009 serviu de referência para a elaboração final do pavilhão que irá ser construído esse ano no jardim externo da Escola de Arquitetura UFMG. Com certeza, o teto refletido ou não, tem algum potencial dentro do projeto do qual meu grupo está estruturando.
Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa:
Kazuyo Sejima estudou arquitetura na Universidade Feminina do Japão antes de ingressar na prática do arquiteto Toyo Ito. Ela lançou sua própria prática em 1987 e foi nomeada a Japan Institute of Architects 'Jovem Arquiteta do ano no Japão em 1992. Em 1995, Sejima, com Ryue Nishizawa, fundaram a empresa com sede em Tóquio SANAA (Sejima + Nishizawa and Associates). Nishizawa estudou arquitetura na Universidade Nacional de Yokohama e, além de seu trabalho com Sejima, também tem mantido uma prática independente desde 1997. Ele detém cátedras em instituições de prestígio como Yokohama National University e na École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Sejima e Nishizawa foram premiados com o Leão de Ouro na 9 ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2004. Sejima é professora visitante, tanto no Tama Art University e da Universidade de Keio, em Tóquio e, com Ryue Nishizawa, detém a Cátedra Jean Labatut na Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, New Jersey, EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário