quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Visita a Exposição Esses Espaços_Oi Futuro

A exposição Esses Espaços está presente na Galera Oi Futuro com obras de: Ângela Detanico & Rafael Lain, Gaio Matos, Poro, Leandro Araújo, Pedro Motta, Roberto Andrés (nosso professor da aula de oficina) e Ulla Von Brandenburg.



A obra “Reação Natural” (2008-2010) de Pedro Motta foi umas das que mais me chamou atenção na galeria. As imagens presentes nas molduras mostram como a natureza passa a ocupar e remodelar os espaços e sentidos na cidade. O que pode ser percebido então, é que a natureza passa a compor os espaços urbanos, juntamente com os traços arquitetônicos. Uma árvore que num primeiro momento poderia ser um incômodo para alguma edificação, passar ser percebido então como elemento componente do mesmo. Isso é bastante interessante do ponto de vista urbano, com crescentes áreas de concreto (densidade de edificações) e pouca área verde.






Algo que me chamou bastante atenção também foi às intervenções urbanas e ações efêmeras – Poro (2009). Através de imagens e narrações feitas num vídeo explicativo, pude perceber algumas intervenções bastantes interessantes realizadas em Belo Horizonte. Recordo-me de uma, criação de flores feitas de papel e plástico que foram colocadas em alguns jardins de Belo Horizonte e em São Paulo também. Num primeiro momento é algo que chama bastante atenção pela simplicidade dos materiais que são utilizados e no resultado que os mesmos desempenham. Uma área que num primeiro momento deveria ser ocupada por plantas e flores, mas as mesmas não se encontram presentes, das quais são ocupadas por papéis e plásticos é muito interessante de se observar. Isso pode se referir (minha interpretação) a uma crítica conjunta de órgãos públicos e população de não preservação e manutenção dessas áreas, que passam a ser ocupadas justamente por papeis e plásticos que são descartados pela própria população nos grandes centros urbanos, mas que de alguma forma conseguem assimilar a idéia de um jardim.








O Progresso avança pelo asfalto (2009) Roberto Andrés, mostra como os espaços urbanos vêm progredindo durante o tempo em algumas partes do mundo. É algo interessante de se observar, começando por aqui mesmo, em Belo Horizonte, como a obra do Boulevard Arrudas. Com certeza foi algo que impactou a cidade, gerando discussões positivas e negativas sobre o local.
No geral, eu sugiro que todos visitem a essa exposição (aqueles que puderem), pois quanto mais praticarmos a termos um olhar crítico sobre a arquitetura, mais estaremos preparados para enfrentar as situações corriqueiras presentes em nossa futura profissão.






Oi Futuro
Horário de Funcionamento:
De terça a domingo, das 11h às 18h
Entrada franca
Av. Afonso Pena, 4001
Mangabeiras - Belo Horizonte (MG)
Informações: (31) 3229.3131

Nenhum comentário:

Postar um comentário