quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Visita a Exposição Esses Espaços_Oi Futuro

A exposição Esses Espaços está presente na Galera Oi Futuro com obras de: Ângela Detanico & Rafael Lain, Gaio Matos, Poro, Leandro Araújo, Pedro Motta, Roberto Andrés (nosso professor da aula de oficina) e Ulla Von Brandenburg.



A obra “Reação Natural” (2008-2010) de Pedro Motta foi umas das que mais me chamou atenção na galeria. As imagens presentes nas molduras mostram como a natureza passa a ocupar e remodelar os espaços e sentidos na cidade. O que pode ser percebido então, é que a natureza passa a compor os espaços urbanos, juntamente com os traços arquitetônicos. Uma árvore que num primeiro momento poderia ser um incômodo para alguma edificação, passar ser percebido então como elemento componente do mesmo. Isso é bastante interessante do ponto de vista urbano, com crescentes áreas de concreto (densidade de edificações) e pouca área verde.






Algo que me chamou bastante atenção também foi às intervenções urbanas e ações efêmeras – Poro (2009). Através de imagens e narrações feitas num vídeo explicativo, pude perceber algumas intervenções bastantes interessantes realizadas em Belo Horizonte. Recordo-me de uma, criação de flores feitas de papel e plástico que foram colocadas em alguns jardins de Belo Horizonte e em São Paulo também. Num primeiro momento é algo que chama bastante atenção pela simplicidade dos materiais que são utilizados e no resultado que os mesmos desempenham. Uma área que num primeiro momento deveria ser ocupada por plantas e flores, mas as mesmas não se encontram presentes, das quais são ocupadas por papéis e plásticos é muito interessante de se observar. Isso pode se referir (minha interpretação) a uma crítica conjunta de órgãos públicos e população de não preservação e manutenção dessas áreas, que passam a ser ocupadas justamente por papeis e plásticos que são descartados pela própria população nos grandes centros urbanos, mas que de alguma forma conseguem assimilar a idéia de um jardim.








O Progresso avança pelo asfalto (2009) Roberto Andrés, mostra como os espaços urbanos vêm progredindo durante o tempo em algumas partes do mundo. É algo interessante de se observar, começando por aqui mesmo, em Belo Horizonte, como a obra do Boulevard Arrudas. Com certeza foi algo que impactou a cidade, gerando discussões positivas e negativas sobre o local.
No geral, eu sugiro que todos visitem a essa exposição (aqueles que puderem), pois quanto mais praticarmos a termos um olhar crítico sobre a arquitetura, mais estaremos preparados para enfrentar as situações corriqueiras presentes em nossa futura profissão.






Oi Futuro
Horário de Funcionamento:
De terça a domingo, das 11h às 18h
Entrada franca
Av. Afonso Pena, 4001
Mangabeiras - Belo Horizonte (MG)
Informações: (31) 3229.3131

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Exposição Giramundo 40_Ponteio Lar Shopping

No mês de Outubro, comemoração dos 40 anos do Giramundo, em parceria com o Ponteio Lar Shopping, está acontecendo a exposição Giramundo 40, que mostra parte do acervo que criou ao  longo de sua trajetória no teatro de bonecos. Além da exposição, no dia 30, será apresentado o espetáculo Miniteatro Ecológico - Cerrado.
Ontem (18/10/10), sendo percurso para ir a EA, debaixo de muita chuva, resolvi ir ao Ponteio conferir essa exposição. Engraçado que a primeira sensação que eu tive do local é que lá dentro parece estar chovendo muito mais do que do lado de fora, visto que corredores e algumas lojas enfrentam problemas com as águas.





A exposição em si, localizada no vão central e em alguns corredores do Ponteio, me chamaram a atenção pelos bonecos, que de alguna forma parecem ter vida, devido ao fascínio e ao encantamento que os mesmos trazem para o público. Percebi esse encanto principalmente em crianças, que em alguns momentos tentavam interagir com os bonecos, sendo através de risos, conversas ou admiração pelos mesmos.




































Confira a data e horário da exposição:

Exposição Giramundo 40
15 a 31 de outubro
10h às 22h (segunda à sábado) e
10h às 20h (domingo)

O exposição e o espetáculo tem entrada franca.

O Ponteio Lar Shopping fica na BR 356, 2500 no bairro Santa Lúcia em Belo Horizonte.

Mais informações: (31)3503-2500

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

pavilhão_anti-positivista






           
            Após um longo dia de trabalho, estava eu voltando para casa quando me reparo com algo estranho. O que seria aquilo? Um monumento? Arte abstrata? Pensei comigo por um tempo, mas a resposta realmente não me veio à mente. A curiosidade tomou conta de mim e desloquei-me mais perto daquele objeto. A dúvida que me vinha na cabeça nesse momento era se era permitido entrar ou não.
            Num momento em que a circulação de pessoas na rua estava parada, adentrei-me ao objeto. As formas, cores e alguns objetos pelo espaço me deixaram mais confuso ainda. Para tentar entender algo, comecei a observar em volta, onde o objeto estava inserido. Localizei! Era o jardim externo na Escola de Arquitetura da UFMG. Mas num primeiro momento isso não soou como algum tipo de resposta para mim. Adentrei-me novamente no objeto, mas me remetendo a arquitetura. Daí aquele local da qual eu estava começou a ter mais sentido, que embora fosse diferente e inusitado, fazia parte de forma direta ou não da Escola de Arquitetura.
            Mas porque deixá-lo na rua, sendo que os vândalos são algo freqüente em Belo Horizonte? Pensei novamente comigo; a arquitetura remetia ao objeto em si, mas o que a Universidade tinha a ver com aquilo? Depois de algum tempo, me veio em mente que a UFMG é uma universidade pública, sendo assim, uma universidade “de todos”. Pronto! Se a universidade é para todos, nada mais justo deixar aquele objeto a mercê do público para interagir com o mesmo. Essas conclusões só vieram a minha cabeça, porque tive a curiosidade de “desvendar” aquele objeto inusitado.
            A partir desse dia, comecei a andar nas ruas com outro olhar e comecei a perceber que existem vários “objetos estranhos” pela cidade, mas que não valerá a pena eu citar aqui, pois são muitos e cada pessoa desvenda do seu modo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Suspenda!


Divulgação / Cortesia Itaú Cultural


Divulgação / Cortesia Itaú Cultural
 

Divulgação / Cortesia Itaú Cultural


Divulgação / Cortesia Itaú Cultural


Divulgação / Cortesia Itaú Cultural


Divulgação / Cortesia Itaú Cultural



Nada de textos, imagens dizem tudo! Suspenda!

+  http://goo.gl/ce9H