A programação é conduzida pela jornalista e produtora cultural Jane Medeiros, que coordena projetos culturais do Conservatório UFMG. Os concertos da Quarta Cultural conquistam o público através de uma programação variada que contempla músicos mineiros consagrados, como jovens talentos em formação nas diferentes escolas de música da cidade.
Diogo Navia e Filipe Gonçalves apresentaram uma programação musical composta de: Grand Sonata para flauta e violão op.85, Alegro Maestoso, Andante molto sostenuto, Scherzo, Allegretto expressivo, I Divertimento - Allegro comodo, A História do Tango, Bordel 1900, Café 1930, Night Club 1960 e Concert d'aujourd'hui.
A apresentação musical desse dia me chamou bastante atenção. Fiquei bastante impressionado como o violão transpôs ao próprio instrumento musical, pois o mesmo foi tocado com bastante emoção e com recursos feitos através das mãos e unhas que deram uma sonoridade diferente e interessante ao público que ali estava presente. Algo que atrapalhou a programação foi os ruídos de automóveis na rua, causando um desconforto durante a apresentação do duo.
O público que compareceu ao local é formado por pessoas da terceira idade, jovens e por pessoas que utilizaram do horário do almoço para apreciar uma música de qualidade. Concert d'aujourd'hui foi a música que mais me chamou a atenção pela complexidade das notas musicais, pelo entusiasmo de quem tocava os instrumentos e pelo fascínio do qual o púbico se expressou através das palmas ao final da apresentação.
Diogo Navia, flauta, Cursa o bacharelado em flauta da Uemg, sob orientação do Profº Fernando Pacífico Homem e integra a Orquestra da Uemg. Participou de vários cursos e festivais pelo Brasil.
Filipe Gonçalves, violão, cursa bacharelado em violão na Uemg. É professor de percepção musical e de violão na Escola de Música Cavallieri. Fez várias apresentações em projetos e festivais como o Festival Internacional de Violão.
Quarta Musical é um projeto da UFMG e acontece no Conservatório UFMG – Rua Guajajaras, 100. Informações: 3409-8300
Nenhum comentário:
Postar um comentário