terça-feira, 30 de novembro de 2010

Deep Garden


O pavilhão temporário exposto na cidade de Veneza, Itália no ano de 2008 por ocasião da 11º Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, faz uma homenagem à cidade, assumindo a força da natureza (se opondo a ela também), proporcionando um local isolado para se desfrutar do silêncio submergindo-se dentro de um espaço surreal. O objetivo do local é de oferecer um lugar para a reflexão, evocando também um sentimento erótico através da água, do qual a mesma proporciona. Dessa forma, existe a possibilidade do visitante também poder tocar a água.


Deep Garden torna-se um símbolo de um fluxo de energia criado por humanos a fim de criar novas experiências em lugares aparentemente inimagináveis.
Dessa forma, a A12 arte Italiana cria um jardim submerso dentro de uma lagoa, composto por uma caixa espelhada com uma árvore dentro dela. A idéia proposta era de se criar um oásis bastante calmo, da qual o visitante possa desfrutar a natureza.



O principal conceito desse pavilhão é a criação de um lugar onde o mesmo seja isolado do exterior. No exterior existem espelhos que refletem o movimento do mar e das ondas, ao mesmo tempo a caixa torna-se um com o seu entorno. A estrutura é toda feita em madeira, incluindo os pólos de apoio na água, com a madeira compensada, cobertos com espelhos dentro e fora, tanto em terra e nas paredes. Quando se adentra na caixa, a atmosfera é totalmente diferente, um lugar calmo se comparado ao exterior. Para a construção, foram adotadas técnicas tradicionais locais, em que toda a caixa foi edificada através de madeira. 




                     http://www.wallpaper.com/architecture/a12-qa/2660
                     http://blog.bellostes.com/?cat=29&paged=9

Nenhum comentário:

Postar um comentário