quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Resenha Jane Jacobs

Os textos de Jane Jacobs remetem sobre o uso adequado das calçadas em relação à segurança, contato entre pessoas e integração de crianças exemplificando algumas cidades dos Estados Unidos, em relação ao planejamento urbano e também dessas cidades. Alguns problemas existentes se auxiliados com possíveis soluções urbanísticas podem ajudam a minimizar os mesmos. Jacobs também relata em seus textos situações corriqueiras vivenciadas pela população em geral nos grandes centros urbanos.
 Entre os vizinhos, existe a necessidade de haver contato entre ambos, mas respeitando a privacidade de cada um, senão poderá gerar problemas futuros. Isso se torna importante para o bom convívio entre a população, gerando assim um clima de bem-estar geral. Em relação às crianças, a autora quis desmistificar o uso de playgrounds em espaços públicos, sendo vistos como improdutivos, pois muitos estão localizados em locais distantes, tornando-se locais inseguros para as crianças.
            A segurança é relacionada ao uso seguro da calçada, ou seja, calçadas que sejam bem freqüentadas deixam uma sensação de cidade segura. Para a atração das pessoas nas calçadas, são necessários atrativos (bares, padarias, etc) para haver movimentação e sensação de segurança nas vias públicas. De tudo que foi abordado, existe a necessidade de um planejamento, feito por urbanistas, pensando nas necessidades de interações entre as pessoas, criando-se assim uma qualidade de vida entre todos. Torna-se necessário também rever como as calçadas são vistas atualmente, pois dentro desse contexto, sua função vai além de passar pessoas. 

Resenha crítica de espetáculo teatral

A peça “Musica Urbana” interpretada por crianças de 9 a 12 anos, formadas pelo Centro de Formação artística da Fundação Clóvis Salgado, fizeram uma de suas apresentações no Teatro João Ceschiatti, Palácio das Artes, com entrada franca. A história da peça remete a um grupo de amigos grafiteiros que decidem ajudar a outro colega a fazer uma declaração de amor. O desenvolvimento acontece dentro de um espaço urbano, composto por pessoas cotidianas em nossa sociedade atual, tais como pivetes, bêbados, etc.

Os atores, ainda muito jovens, conseguem cativar o público através de suas interpretações das quais são feitas com qualidade (opinião). Apesar do horário não favorável, no meio da tarde, uma parcela significativa compareceu ao teatro para prestigiar a peça. È importante apoiar projetos como esse, para que novas gerações venham a despertar o interesse da encenação (teatro) em nossa cidade. Outro fato a ser citado, é o crescimento das peças de teatro pela cidade, principalmente a Campanha de Popularização de Teatro de BH que vem atraído ano a ano um público maior de expectadores. 

Foto: Paulo Lacerda

Resenha crítica de espetáculo de dança

Foto: Paulo Lacerda

Nos meses de Outubro e Novembro, as dependências da Fundação Clóvis Salgado estiveram repletas de apresentações criadas pelos bailarinos da Cia de Dança Palácio das Artes. Nas quintas feiras desses meses, o público pode acompanhar o projeto Quinta da Dança ás 18h30. Cada quinta-feira existe uma programação diferente da Cia de Dança Palácio das Artes. Os ambientes dos jardins externos, café, hall e áreas de circulação do Palácio das Artes se transformam em palco para a apresentação de coreografias, cenas, imagens e intervenções que foram extraídas do próprio repertório e outras inéditas.

Foto: Paulo Lacerda

Essa idéia faz parte das comemorações dos 40 anos da Cia, em que Setembro apresentou o projeto Zona 04 e nesses meses (Outubro e Novembro) vem convidando o público a continuar essa comemoração com dia e hora marcados. È interessante notar como o público pôde presenciar uma programação variada, relacionada à dança dentro da cidade sem ter a necessidade de pagar algo em troca. Esse tipo de programação enriquece o valor cultural de cada cidadão e merece destaque e apoio na continuidade desse projeto.